︎
sobre
︎

Nanao Sakaki

foi um poeta japonês que dedicou sua vida e seus versos às coisas humanas e não-humanas (sapos, montanhas, galáxias e flores).

Após uma experiência definidora servindo ao Japão na Segunda Guerra, tornou-se um vagabundo em plena caminhada, expandindo pelo mundo as trilhas abertas por poetas antigos como Bashō e Issa – mas atualizando-as no devir on the road que dava forma à contracultura dos anos 50 e 60. 

Participou da vida boêmia de Shinjuku, em Tóquio, fundou a Academia dos Vagabundos e o Buzoku (As Tribos), espécie de coletivo que inventou estilos de vida alternativos em lugares remotos do Japão, incluindo a ilha de Suwanose, onde Nanao e seus amigos viveram na companhia de um vulcão ativo.

Conheceu o poeta zen-beatnik Gary Snyder, de quem se tornou próximo, assim como de Allen Ginsberg, Michael McClure, entre muitos outros. Foi diversas vezes aos Estados Unidos, onde caminhou centenas de quilômetros, morou em cavernas e ônibus abandonados e, escrevendo em japonês e em inglês, participou da cena literária que gravitava em torno da geração beat.  Sua poesia andarilha também o levou ao México, Inglaterra, Irlanda, Itália, República Tcheca, Islândia, Mongólia, Coréia do Sul, Taiwan, China, Indonésia, Austrália, etc.

Nanao também foi um eco-freak apaixonado, um ativista de táticas singulares e um pioneiro anti-nuclear.

Sua poesia é repleta de imagens, histórias, inversões inesperadas, embaralhamentos do tempo e do espaço, mudanças de escala, insights e outsights e reflexões difíceis e belas que se tornam cada vez mais urgentes no mundo contemporâneo.

Em 2023, ano de seu centenário, Nanao começou a escalada do Monte Olimpo, vulcão que é o pico mais alto do sistema solar, no planeta Marte. O site Nanao Global celebra seu legado ao redor do mundo, como forma de acompanhá-lo nesta jornada.


Se eu tiver amanhã

3 de novembro, 1990
Deserto de Pinacate, México.
Celebrar a lua cheia
Admirando a Cratera Elegante.

1 de janeiro, 1993 – meu aniversário de 70 anos.
Com um burro, um cavalo e um camelo
Iniciar a travessia da Eurásia,
Da Coréia à Inglaterra.

Em algum momento de 1999
Organizar o encontro tribal da Terra B.
1 de janeiro, 2023 – meu aniversário de 100 anos.
Escalar o pico mais alto do sistema solar
... Monte Olimpo, o vulcão de 25.000 metros em Marte.

1 de janeiro, 2923 – meu aniversário de 1000 anos.
Visitar Miranda... uma lua de Urano
Para um rendezvous com Miss Miranda,
A fada da Tempestade de Shakespeare.

1 de janeiro, 11.923 – meu aniversário de 10.000 anos.
Trabalhar duro por um novo sistema solar
Como pó de estrela na Via Láctea.


5 de outubro, 1990, Santa Fe, S. Rockies

O PROJETO NANAO GLOBAL É  ORGANIZADO PELO GRAFATÓRIO ︎ ︎

︎︎︎